TEXTO 1 - MARKETING PESSOAL: COMO
FAZER ESSE CARA SER VOCÊ?
Fazer seu marketing pessoal - não
tenha dúvidas - é muito importante. "Todo profissional deve trabalhar sua
imagem, sua postura, sua conduta, porque é isso que vai fazer com que ele seja
indicado, recomendado", garante especialista. Mas há grandes chances de as
coisas não darem certo.
Dizer que é “o cara” funcionou
muito bem para o cantor, compositor (e rei) Roberto Carlos. Graças a sua
prepotente canção “Esse cara sou eu”, ele conseguiu vender 1,5 milhão de cópias
de um CD com quatro músicas, teve 500 mil downloads na iTunes e, obviamente,
está ganhando uma boa grana com tudo isso. Nem sempre, entretanto, ser avalista
de si mesmo dá certo.
Fora do mundo imaginário da
poesia feita para derreter mulheres sonhadoras à espera de alguém que abra a
porta do carro quando elas vêm vindo, esse tipo de postura pega mal. Além
disso, a menos que você já tenha vendido mais de 100 milhões de discos, cantado
para o papa e conseguido a façanha de fazer com que seu trabalho seja bem
recebido em todos os lugares, ninguém vai dar muito crédito ao simples fato de
você dizer que é alguma coisa.
Fazer seu marketing pessoal - não
tenha dúvidas - é importante (bem importante!). Como ressalta o professor André
Ortiz, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), “todo profissional deve trabalhar sua
imagem, sua postura, sua conduta, porque é isso que vai fazer com que ele seja
indicado, recomendado”. Mas, bancando o Ciro Bottini de si mesmo, como se sua
carreira fosse uma câmera digital à venda no Shoptime, há grandes chances de as
coisas não darem certo, de acordo com o que explica André.
“Quando se fala em marketing
pessoal, as pessoas associam muito à imagem. Mas não é só isso. É,
principalmente, a forma como você é lembrado pelas outras pessoas, o seu
posicionamento. Existe uma falácia de que numa entrevista de emprego você deve
dizer o que o entrevistador quer ouvir. Mas, na verdade, o que você tem que
fazer é passar confiança. O entrevistador quer ver a marca registrada daquela
pessoa”, ressalta o professor, que elencou cinco dicas que vão ajudar você a
fazer um bom marketing pessoal.
1 - Comunique-se bem
Para fazer com que sua marca seja
vista e reconhecida, você tem que se comunicar. Isso não significa, entretanto,
que você deve passar o dia fazendo ligações, postando coisas no Facebook e
interagir em todas as ocasiões com outros profissionais só para mostrar ao
mundo que você existe e sabe fazer alguma coisa. “O bom comunicador não é o que
fala muito, mas o que consegue ser bem compreendido”, destaca André Ortiz.
Nesse sentido, procure trabalhar sua capacidade de discutir boas ideias,
observando sempre os momentos mais oportunos. Procure, também, se tornar uma
boa referência na área em que atua e conquiste boas avaliações dos seus
stakeholders.
2 - Tenha uma postura profissional
Não adiantar bancar o piadista do
escritório para conquistar a simpatia dos colegas e não conseguir mandar bem em
suas responsabilidades. Além disso, para algumas funções, certos tipos de
postura não são convenientes. “Às vezes, aquele brincalhão não é promovido
mesmo sendo um bom profissional, porque não tem a postura exigida para o
cargo”, ressalta André. Nesse ponto, não há fórmula pronta. O ideal é observar
seu mercado, avaliar suas pretensões e procurar agir de forma condizente com o
que almeja.
3 - Sim, é importante cuidar da aparência
Se você estiver pensando em ser
vendedor ou vendedora da Chilli Beans, é melhor deixar o terno no guarda-roupas
mesmo. Por outro lado, é melhor caprichar na beca quando for tentar ser sócio
de Eike Batista. “A pessoa elegante é aquela que se veste bem no lugar
pertinente, usa a vestimenta apropriada ao trabalho”, destaca o professor André
Ortiz.
4 - Seja a fonte de novas (e boas) ideias
De nada adianta fazer a
propaganda se o produto não for bom: o cliente compra na primeira vez e não
volta nunca mais. Provar que é tão competente quanto divulgou ser é
fundamental. “O bom profissional leva novas ideias para a empresa, faz
acontecer, é um intraempreendedor, busca resultados, não é o que fica só
reclamando. Quando existir um problema, apresente a solução”, recomenda André.
5 - Seja humilde
Apesar do pedantismo de seu eu
lírico dizendo às mulheres que é o cara, Roberto Carlos não se concedeu o
título de 'Rei'; conquistou-o. Por isso, não tente bancar o Romero Britto (um
pintor brasileiro que fala com sotaque americano e quer que o mundo acredite
que ele é o novo Picasso). “Prove sua capacidade primeiro. Construa sua
carreira passo a passo. Reconheça que você é um eterno aprendiz”, sugere Ortiz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário