quinta-feira, 7 de novembro de 2013

O TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO

O Texto Dissertativo-Argumentativo*


*adaptação

É uma modalidade de texto em que se defende um ponto de vista. Nele a argumentação é importante, uma vez que apresenta fundamentos para sustentar a tese. Quando o produzimos, devemos observar certas normas de organização bastante particulares. Em geral, para se obter maior clareza na exposição do ponto de vista, organiza-se em três partes:


Introdução: apresenta-se a ideia ou o ponto de vista que será defendido;
Desenvolvimento ou argumentação: desenvolve-se o ponto de vista (para convencer o leitor, é preciso usar uma sólida argumentação, citar exemplos, recorrer a opiniões de especialistas, fornecer dados, etc);

Conclusão: dá-se um fecho coerente com o desenvolvimento, com os argumentos apresentados.

    Estruturação do texto Dissertativo-Argumentativo


    Embora o texto dissertativo-argumentativo siga o padrão dos modelos de redação, ou seja, "Introdução, Desenvolvimento e Conclusão"; esse tipo de texto é pautado nas "Estratégias Argumentativas" que, sobretudo, convencerão o leitor mediante argumentos coerentes. Dessa forma, estas estratégias são recursos para justificar os argumentos como, por exemplo: pesquisa e levantamento de dados, exemplos, informações, comparações, explicações, citações.

         O texto Dissertativo-Argumentativo é baseado na defesa de uma ideia por meio de argumentos e explicações, a partir de um determinado tema ou assunto. Portanto, trata-se de um texto opinativo cujo objetivo central reside na formação de opinião do leitor, ou seja, caracteriza-se por tentar convencer ou persuadir o interlocutor. Não obstante, o texto é dissertativo pois propõe expor ideias sobre determinado tema; e também argumentativo, porque utiliza de estratégias argumentativas para produzi-lo

    Para melhor exemplificar, as etapas necessárias para produzir um texto dissertativo-argumentativo são:

    • Problema: No momento inicial busca-se o problema, ou seja, os fatos sobre o tema pretendido e, ademais a tese (ideia central do texto).
    • Opinião: Para que o texto tenha propriedade, nesse caso, a opinião pessoal sobre o tema reforçará a argumentação. Assim, o importante é que por meio da tese, buscar uma verdade pessoal ou juízo de valor sobre o tema abordado.
    • Argumentos: O mais importante de um texto dissertativo-argumentativo é a organização, clareza e exposição dos argumentos. Para tanto, é importante selecionar exemplos, fatos e provas a fim de assegurar a validade de sua opinião, sem deixar de justificar.
    • Conclusão: Nesse momento busca-se a solução para o problema exposto. Assim, é interessante apresentar a sintese da discussão, a retomada da tese (ideia principal) e além disso, a proposta de solução do tema com as observações finais.

                


    Francinete Celestino é professora graduada em Letras, especializou-se em Linguística  Textual pela Universidade Federal do Pará.
    Bibliografia:  TERRA Ernani. Português. De olho no mundo do trabalho./ Revista Cult, ano 12, out. 2012
                         http://www.todamateria.com.br/texto-dissertativo-argumentativo/









































                            



    Acessado 87889 vezes


    Nenhum comentário: