Ler
as anotações em papeis: Um dos mais
comuns, quem não domina o assunto precisa sempre ler anotações. Essa é a maior
prova que você não sabe muito, sobre o que está falando.
Evitar
contato visual: Esse é importante, para que as
pessoas na audiência sintam que você está falando diretamente para eles. Tente
não olhar para cima ou para o chão, isso pode passar a impressão que você não
está se sentindo bem, está envergonhado, está inseguro ou é um “esnobe”.
Não
se vestir de maneira adequada:
Antes de fazer qualquer tipo de palestra ou apresentação, analise o assunto e o
público. Repare que as pessoas que falam sobre economia, dinheiro e negócios
estão sempre de terno e gravata. Já as pessoas que falam sobre Cinema ou artes
podem se vestir de maneira mais descontraída. Estude a sua audiência!
Deixar
transparecer tiques ou trejeitos com as mãos:
Quer que as pessoas saibam que você está nervoso? É só gesticular sem parar com
as mãos, colocar e tirar as mãos dos bolsos para que todos saibam que você está
nervoso. Tente maneirar no movimento das mãos, uma boa técnica é segurar alguma
coisa que ajude na apresentação, com uma caneta laser ou um controle remoto.
Não
revisar e ensaiar antes a apresentação:
Se tivéssemos que eleger ao menos um dos erros, esse seria o escolhido. Quem
ensaia a apresentação, antes de ministrar a mesma, tem a chance de corrigir
todos os erros e até mesmo planejar melhor o tempo da apresentação.
Ficar
estático: Cuidado com os excessos de movimento,
mas cuidado para não virar uma estátua! Os movimentos que o nosso corpo faz ao
conversar são naturais, por isso você deve tomar cuidado também para não acabar
ficando bitolado em ficar estático. Caminhe pelo palco, gesticule e saia do
púlpito para se integrar com a audiência.
Ler
os tópicos dos slides: Apesar de ser parecido com o
primeiro erro, aqui temos o erro clássico de ler, integralmente, os tópicos dos
slides. Nunca, mas nunca faça isso!
Não
fale demais, apenas o necessário:
O tempo das apresentações é algo que deve ser levado extremamente a sério,
principalmente em ambientes corporativos. Planeje bem e seja objetivo. Algumas
empresas para evitar apresentações intermináveis começam a adotar as regras do 10-20-30 (10 slides, 20 minutos, fonte 30) ou Pecha
Kucha (20X20 – Vinte slides (20 segundos cada – total de 6
minutos e 40 segundos).
Não
estimular a audiência: Se você não acredita que o assunto
apresentado é interessante, pode ter certeza que a sua audiência não vai achar.
Assim como um professor que dá aula sobre algum assunto que não gosta, um
palestrante que não consegue contagiar e estimular a audiência deve repensar os
seus conceitos e a dinâmica da apresentação.
Não
terminar a apresentação com uma mensagem ou fato inspirador: Por último, temos um erro muito interessante e
que eu mesmo cometo às vezes. Muitas pessoas pensam que a parte mais importante
da apresentação é o meio, com o conteúdo principal. Mas, a parte final da
apresentação deve ser sempre encerrada com uma mensagem para reflexão,
mensagem, imagem ou algo que inspire a audiência.
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