Há certas pessoas no mundo que possuem uma visão diferenciada das demais
que a cercam, podendo ver bem mais além e com isso tendo privilégios perante os
outros. Pessoas como estas normalmente costumam ascender em suas vidas, tendo
um sucesso profissional reconhecido em todo o mundo como referência para várias
atividades que sejam a sua especialização. Um exemplo de pessoas como estas é o
Guy Kawasaki.
Kawasaki, um dos caras mais importantes do Vale do Silício, conselheiro
de uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, a Apple Inc., é como um
guru da tecnologia e do marketing. Seus livros são amplamente vendidos e seu
blog muito visitado. Ele sabe muito destas áreas e as pessoas reconhecem isso,
criando uma relação interdependente entre os dois.
Uma das inovações do trabalho de Guy
Kawasaki foi dentro do campo das apresentações dos novos produtos de uma
empresa, por exemplo, fazendo com que todo o show seja
impecável e tenha um impacto bem maior naquelas pessoas que estão presenciando
o evento. Ele desenvolveu várias técnicas que são muito aplicadas por outras
pessoas que querem ter o mesmo êxito, construindo um sucesso de marketing para
ter, em seguida, um sucesso de vendas. Para ajudar essas pessoas, resolvemos
trazer para cá o famoso modelo de apresentação do Guy Kawasaki, onde você
poderá entender e aplicar da melhor forma possível às apresentações da sua
empresa.
JÁ OUVIU FALAR NO MODELO 10/20/30?
Quem é que gosta de apresentações longas, com slides infindáveis, com
textos enormes, mal organizados e que confundem mais do que elucidam? É,
ninguém! Muito menos o palestrante Guy Kawasaki. Pensando numa forma de fazer
suas apresentações de uma maneira mais efetiva, ele surgiu com o conceito do
10/20/30, que virou um clássico extremamente difundido e usado por inúmeros palestrantes. O conceito consiste numa apresentação que contenha 10 slides, com 20
minutos de duração e com a fonte do texto no tamanho 30.
Vamos explicar melhor essas 3 características. Bem, Guy acredita que
ninguém, ou pelo menos a maioria, não consegue absorver mais do que 10 assuntos
numa apresentação, então, 10 é o limite máximo para isso. Os 20 minutos servem
para impedir que a apresentação seja algo incrivelmente chato e aparentemente
infinito, uma vez que 20 minutos é o suficiente para uma palestra objetiva,
clara e sucinta. A terceira regra, a da fonte 30, vem em razão da necessidade
do conteúdo estar conciso e objetivo, dividido por tópicos visíveis aos
espectadores, e impedindo o palestrante de ler o que está escrito no slide, o
que é algo lamentável e vergonhoso, já que praticamente não haverá espaço para
texto.
Os 10 slides devem estar divididos em:
·
Problema
·
Solução do problema
·
Metodologia da solução
·
Tecnologia
·
Marketing e vendas
·
Concorrentes
·
Equipe interna
·
Projeções
·
Status e cronograma
·
Resumo final
Como pode ser visto, os assuntos necessários são divididos em tópicos
sucintos e objetivos, sem enrolação, porque não há nenhuma necessidade enrolar
em um assunto como estes se você souber do que deve ser falado. Uma dica
importante que serve para adornar a apresentação é contar uma história que
mostre um lado mais humano do negócio proposto, de como você teve a ideia, o
que o motivou, tais tipos de coisas. Outra excelente dica é dar ênfase no call to action. O apresentador deve ter ânimo
suficiente para fazer uma ótima apresentação e contagiar os que assistiram,
fazendo-os embarcar na sua ideia e adquirindo o seu produto.
Dê humanidade ao seu discurso, fale com emoção, atenue os pontos chave.
Para isso você deverá entender o que estiver falando.
GUILHERME JUNQUIERA -Empresário,
Administrador de Empresas, Pós-graduado em Marketing e Gestão da Inovação pela
UFMS, foi trainee da AMBEV e Gerente da Incubadora Tecnológica de Campo Grande.
Fundador e Presidente da Associação StartupMS, Diretor Regional da Associação Brasileira de
Startups e Conselheiro da Anjos do Brasil MS.
Atua em programas de denvolvimento e capacitação de empresas em inovação e
tecnologia. Professor e Consultor nas áreas de empreendedorismo, inovação,
marketing digital e desenvolvimento de modelos de negócio (BMG Canvas, Lean
Startup e Validation Board).
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