segunda-feira, 20 de maio de 2013

TEXTO II: RESPONSABILIDADE SOCIAL E SUSTENTABILIDADE, OS MAIS NOVOS VALORES COMPETITIVOS DO MERCADO.








RESPONSABILIDADE SOCIAL E SUSTENTABILIDADE, OS MAIS NOVOS VALORES COMPETITIVOS DO MERCADO.


A responsabilidade social corporativa se apresenta como um tema cada vez mais importante no comportamento das organizações, exercendo impactos nos objetivos, missão, valores, cultura,       estratégias e no próprio significado atual das empresas.


A sustentabilidade corporativa deve ser vista como uma abordagem de negócios, para agregar valor à empresa, aos seus produtos e a sua marca. Portanto, responsabilidade social e sustentabilidade trata-se de governança corporativa.

Estamos nos acostumando a ouvir sobre responsabilidade social e sustentabilidade nas empresas. Na realidade, sustentabilidade é uma das palavras da moda no mundo corporativo, e nem sempre é aplicada de uma forma correta.

Então vamos começar por aí: o que é uma empresa sustentável? É a empresa que gera lucros para seus acionistas sem causar impactos negativos aos stakeholders. Mas o que vem a ser stakeholders? Stakeholders todos que são atingidos de forma positiva ou negativa pelas ações que a empresa vem a praticar. Os stakeholders são os funcionários, os clientes, o meio ambiente, a comunidade, etc.

Isto se aplica também à pequena empresa? Não podemos cometer o erro de pensar que sustentabilidade se aplica somente às grandes corporações & estas somente "aparecem" mais porque possuem um alcance maior e, portanto têm impacto em um número maior de pessoas. Lembre-se que seu empreendimento tem um impacto local, e que deve ser sustentável em seu ambiente.

De uma forma mais simples e genérica, sustentabilidade significa "não degradar o meio ambiente e mantê-lo às gerações futuras". Mas transpor essas idéias para a realidade concreta das empresas não é fácil... Trata-se de uma mudança de cultura, mudança na política empresarial, implantação de novos conceitos, os quais exigem tempo, paciência, inovação e o trabalho integrado com as partes interessadas. Aos poucos, as corporações estão repensando seus valores, códigos de ética e de conduta, modelos de produção e gestão.

RESPONSABILIDADE SOCIAL É UMA REALIDADE

As empresas passaram a ser avaliadas pelos consumidores por sua atuação na sociedade, ou seja, é preciso demonstrar qual o seu papel na construção de uma sociedade mais humanitária, surgindo assim, o conceito de responsabilidade social.

As empresas precisam compreender que a responsabilidade social é uma realidade e que dela também dependerá para garantir o seu desenvolvimento sustentável. Em pesquisa recente foi constatado que o consumidor é influenciado na escolha dos produtos de empresas que buscam a preservação do meio ambiente, que não se envolvem em corrupções e que contribuem para a melhoria das condições de vida da comunidade. Seus empregados, que são o seu principal valor competitivo, também se motivam ao trabalhar em empresas que possuem gestão com responsabilidade social.

Responsabilidade Social não é simplesmente fazer doação de dinheiro ou bens materiais a favor de pessoas ou instituições que trabalhem com causas sociais. Não é dar aula de inglês para moradores de favelas só porque você tem uma cadeia de escolas de inglês; não é fazer campanhas para arrecadar roupas ou alimentos não perecíveis e entregá-los ás instituições ou às pessoas carentes. Isso é filantropia.

Responsabilidade Social é muito mais que isso, é o compromisso da empresa em contribuir com o desenvolvimento, o bem-estar e a melhoria da qualidade de vida dos seus empregados, suas famílias e a comunidade em geral; começa com o respeito aos que trabalham na organização, aos seus valores, às culturas e às crenças. Com o respeito às condições de trabalho oferecidas pela própria organização. Continua com a preocupação em participar como membro da vida da comunidade local, da cidade, do país, do planeta.

Não é tarefa simples, pois exige radical mudança de mentalidade de gestão empresarial.

EXISTEM GANHOS EMPRESARIAIS A PARTIR DA RESPONSABILIDADE SOCIAL?

Cada vez mais, valoriza-se a consciência de que uma gestão socialmente responsável pode trazer inúmeros benefícios às empresas. Em muitos depoimentos e pesquisas, a responsabilidade social aparece como responsável pelo apoio da sociedade e dos consumidores, pela preferência de investidores, por um espaço crescente aberto pela mídia, por um bom clima organizacional, pelo recrutamento e retenção de pessoas talentosas.

Podemos afirmar que o retorno destes investimentos se concretiza através dos seguintes ganhos: em imagem e em vendas, pelo fortalecimento e fidelidade à marca e ao produto; pela valorização da empresa na sociedade e no mercado; em tributação, com as possibilidades de isenções fiscais em âmbitos municipal, estadual e federal para empresas patrocinadoras ou diretamente para os projetos; em produtividade, pelo maior empenho e motivação dos funcionários; em retorno publicitário advindo da divulgação de mídia espontânea e em ganhos sociais, pelas mudanças comportamentais da sociedade.

Segundo a BOVESPA o ISE (Índice de Sustentabilidade Empresarial) é uma espécie de "selo de qualidade". Por quê? Hoje, grandes investidores conscientes atuam sob dois conceitos: investidor pragmático, aquele que compra ações de empresas listadas em índices de sustentabilidade porque acreditam que essas companhias têm mais chances e permanecerem produtivas pelas próximas décadas e que sofrerão menos passivos judiciais com ações trabalhistas, ambientais e sociais.

Investidor engajado: é aquele que, por compromisso pessoal, decide privilegiar as empresas que atuam de forma sustentável, com respeito a valores éticos, ambientais e sociais. Ele não quer se envolver com empresas que poluem ou que têm problemas com direitos humanos. Está disposto a pagar um valor maior pela ação de empresas que privilegiam os três pilares de sustentabilidade - econômico, ambiental e social.

RESPONSABILIDADE SOCIAL

A ISO 26000, como a norma será chamada, estabelece um padrão internacional de diretrizes de Responsabilidade Social. Diferentemente das demais ISOs, não será uma norma de certificação.

Ela servirá apenas como um guia de diretrizes e não para conseguir certificados de Responsabilidade Socioambiental pelas organizações. É uma ISO de Responsabilidade Social (RS).

Sua finalidade consistirá em apresentar diretrizes de responsabilidade social e orientar organizações de diferentes portes e naturezas pequenas, médias e grandes empresas, governos, organizações da sociedade civil, entre outras.

Por ser aplicável a diversos tipos de organização e não somente às empresas, a ISO 26000 utilizará a terminologia Responsabilidade Social (RS) e não Responsabilidade Social Empresarial (RSE).


Texto/adaptação
Hamilton Chelegon
Sociólogo - Consultor Organizacional



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